Sugestões de livros




Título: Currículos: teorias e políticas
Autora: Marlucy Alves Paraíso
Indicação: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Dentro do universo escolar, o currículo possui diversas dimensões de sentido e aplicação. Há, por exemplo, o currículo oficial, que é o conjunto de aprendizagens selecionado, organizado e estruturado para ser trabalhado nas diferentes disciplinas, áreas de conhecimentos, anos ou ciclos de um curso ou de uma etapa da escolarização, e que possui o carimbo ou o selo de um governo (nacional, estadual ou municipal). Ou, então, o currículo formal, isto é, o conjunto de disciplinas, conteúdos e atividades planejadas para serem trabalhados em uma escola ou em uma rede de escolas. É essencial que cada docente compreenda as várias dimensões do currículo bem como as questões importantes sobre o tema para que possa construir uma atuação antenada e comprometida com os dilemas do nosso tempo. Para esse fim, esta obra apresenta tanto as diferentes teorias de currículo que disputam sentidos sobre esse tema como as políticas de currículo no Brasil.









Título: Educação Inclusiva e Diversidade
Organização: Luciana Freitas, Carlos Rodrigues Pinheiro e Dayse Garcia
Indicação: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Os diálogos apresentados nesta obra valorizam e reconhecem as diferenças como linha pedagógica promotora de ações que revisitem o fazer docente. Preparar professores e escolas para as diferenças é construir um país que compreenda as múltiplas possibilidades de existências e que elas são fundamentais para o alargamento da nossa democracia. A escola tem que ser o lugar da superação de preconceitos, da construção de significados, de paradigmas didáticos que propiciem o reconhecimento de quem sempre foi invisibilizado. O novo mundo tem que ser gestado nas escolas.







Título: Um apartamento em Urano: crônicas da travessia
Autor: Paul B. Preciado
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Com uma radicalidade lúcida e furiosa que demole qualquer noção conservadora e normativa, este livro oferece uma coletânea essencial do pensamento de Paul B. Preciado - um dos pensadores mais radicais e indispensáveis da atualidade. Paul apresenta aqui uma seleção das suas crônicas da travessia produzidas na última década, a maioria em quartos de hotel ou aeroportos, os textos acompanham seu processo de transição de gênero e podem ser lidos como um diário dessa passagem. Com sua escrita brilhante, o filósofo espanhol analisa processos contemporâneos centrais de mutação política, cultural e sexual. Um livro corajoso, transgressivo e urgente que defende a liberdade dos corpos e das subjetividades.


 

Título: Pesquisa sobre currículos, gêneros e sexualidades
Autoras: Marlucy Alves Paraíso e Maria Carolina da Silva Caldeira (Orgs.)
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Em dezesseis capítulos, a obra desvela o resultado de inéditas pesquisas realizadas em universidades do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe), trazendo preciosos aportes teóricos dos feminismos, dos estudos queer e da teoria de gênero nas pesquisas sobre currículos e as diversas práticas curriculares, inspirando e instrumentalizando para a compreensão das novas ou não tão novas realidades que ora se impõem e exigem um novo olhar. 




Título: Nome sui generis: o nome (social) como dispositivo de identificação de gênero
Autor: Cláudio Eduardo Resende Alves
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
O nome (social) de travestis e transexuais tem sido amplamente difundido, em especial nos campos da Educação, Saúde, Trabalho, Direitos humanos e Políticas públicas. As inúmeras legislações sobre esse dispositivo nominal e suas implicações institucionais configuram-se como intervenções no ambiente escolar. Adaptado da tese de doutorado em Psicologia, este livro registra de modo amplo o processo de construção do nome (social), investigando documentos, ouvindo membros da comunidade escolar e dialogando com estudantes travestis e transexuais no contexto de Belo Horizonte, Minas Gerais. Propondo uma reflexão crítica sobre gênero, linguagem e educação, evidencia modos de ser e estar no mundo que desafiam normas, rompem conceitos e colocam em xeque certezas.




Título: Educação para as Relações de Gênero: eventos de letramento na escola
Organizadores: Cláudio Eduardo Resende Alves e Magner Miranda de Souza
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
O livro consiste numa coletânea de textos e relatos de experiência no campo da formação docente realizados pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte a partir de pesquisas, parcerias interinstitucionais e intervenções pedagógicas no enfrentamento às práticas discriminatórias - sexismo, homofobia e transfobia - em escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.





Título: Histórias e Conversas de Mulheres
Autora: Mary Del Priore
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Namoros com homens mais jovens. A paixão por usar botinhas de salto. Corpo trabalhado artificialmente para projetar seios e nádegas e assim ficar mais voluptuoso. O uso de cremes com ingredientes naturais para clarear a pele. Sim, a vida de algumas sinhás do século XVIII lembra a de uma mulher do século XXI... mas só na aparência. Foram necessários mais de 200 anos para que as mulheres conquistassem direitos que permitem a livre expressão e o exercício da cidadania: votar, usar anticoncepcionais, divorciar-se, ir à praia de biquíni, ocupar cargos de alto escalão em empresas multinacionais e muitas outras coisas.



 Título: Educação Sexual na Sala de Aula
 Autora: Jimena Furlani
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Neste livro é apresentado um modo pelo qual a Educação Sexual pode ser tratada na Escola, para crianças e jovens, em distintos níveis de escolarização – na educação infantil, no ensino fundamental e médio. Este livro apresenta princípios políticos voltados a uma educação de respeito às diferenças e de positivação das muitas identidades assumidas, hoje, pelos sujeitos sociais, decorrentes de sua sexualidade, seu gênero, de sua inserção étnico-racial, de sua aparência física, etc
 

Título: Cérebro Azul ou Rosa - o impacto das diferenças de gênero na educação
Autor: Lise Eliot
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Com base em suas pesquisas no campo da neuroplasticidade, a autora e neurocientista Lise Eliot argumenta que os cérebros dos bebês são tão maleáveis que as diferenças pequenas e sem importância no nascimento são aumentadas ao longo do tempo conforme os pais, os professores, os pares – e a cultura em geral – reforçando, involuntariamente, os estereótipos de gênero.

Título: Meus dois pais
Autor: Walcyr Carrasco
Editora: Ática
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
De forma poética e sensível o autor aborda a homoparentalidade e os novos arranjos familiares.


Título:"História do Corpo - Volume 3:As mutações do olhar."
Autores: Georges Vigarello, Alain Corbin e Jean-Jacques Courtine
Editora: Vozes
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Os autores exploram as inúmeras transformações sofridas pelo corpo no século XX - uso de tecnologias invasivas,superexposição obsessiva pela mídia, brutalidades das guerras e outras formas de discurso que fazem do corpo um objeto cultural.



Título; "Sexualidade na escola"
Autores: Júlio Groppa Aquino
Editora: Summus
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Conjunto de reflexões fundamentais de manejo teórico e prático das manisfestações da sexualidade no cotidiano escolar.


Título; "Sexo se aprende na escola"
Autores: Martha Suplicy, Antonio Carlos Egypto, Yara Sayão e outros
Editora: Olho d`agua
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
O GTPOS (Grupo de Trabalho e Pesquisa sobre Orientação Sexual) de São Paulo apresenta a escola como espaço para uma discussão fundamental da vida humana, a sexualidade.


Título: O Feminino nos Contos de Fadas
Autora: Marie-Louise Von Franz
Editora:Vozes
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
A autora proporciona conhecimento e discernimento sobre as influências do "feminino" na relação Homem- Mulher presente nos contos de fadas.


Título: Meditações Pagãs
Autora: Ginette Paris
Editora:Vozes
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
A autora apresenta três aspectos da personalidade feminina através da análise dos mitos gregos das deusas Afrodite, Ártemis e Héstia.


Título: Édipo e Variações
Autor: James Hillman
Editora:Vozes
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Os autores proporcionam um releitura do Mito de Édipo através da análise da relação entre Mãe-Pai-Filho.



Título: Não se incomode: Tudo que você não quer perguntar sobre menstruação ( mas precisa saber )
Autora: Karen Gravelle
Editora: Cia das Letras
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: O que está acontecendo aí embaixo : respostas às perguntas que os meninos acham difícil fazer
Autora: Karen Gravelle
Editora: Cia das Letras
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: Diferentes: Pensando conceitos e preconceitos
Autora: Liana Leão
Editora: Elementar
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: Sexo na cabeça
Autor: Luiz Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins


Título:O que está acontecendo comigo"
Autores: Peter Mayle, Arthur Robins e Paul Walter
Editora: Nobel
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins
Guia da puberdade com respostas às perguntas sobre o corpo e suas mudanças com o crescimento e a ação de hormônios


Título: Menino brinca de boneca?
Autor: Marcos Ribeiro
Editora: Salamandra
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins


Título: O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade
Autora: Guacira Lopes Louro
Editora: Autêntica
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: O menino que brincava de ser
Autora: Georgina Martins
Editora:DCL
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: Na minha escola todo mundo é igual
Autora: Rossana Ramos e Priscila Sanson
Editora:Cortez
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: Um gosto de quero mais
Autora: Sônia Salermo Forjaz
Editora: FTD
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: Mamãe nunca me contou
Autora: Babete Cole
Editora: Ática
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: História da Sexualidade ( Volumes 1, 2 e 3 )
Autor:Michel Foucault
Editora:Graal
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista
Autora: Guacira Lopes Louro
Editora: Vozes
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins



Título: O Menino Nito
Autora: Sônia Rosa
Ilustrador:Vítor Tavares
Editora: Pallas
Indicado: Professores, psicólogos, estudantes de pedagogia e áreas afins

Nenhum comentário: